Tigres Asiáticos
O modelo industrial desses países é caracterizado como IOE (Industrialização Orientada para a Exportação), ou seja, as indústrias transnacionais que se estabeleceram nesses países e as empresas locais implantaram um parque industrial destinado principalmente ao mercado exterior.
Cingapura
Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan utilizaram métodos diferentes para o desenvolvimento econômico, no entanto, essas nações apresentaram aspectos comuns, como forte apoio do governo, proporcionando infraestrutura necessária (transporte, comunicações e energia), financiamento das instalações industriais e altos investimentos em educação e em qualificação profissional.
Além disso, esses países (exceto Coreia do Sul) adotaram uma política de incentivos para atrair as indústrias transnacionais. Foram criadas Zonas de Processamento de Exportações (ZPE), com doações de terrenos e isenção de impostos pelo Estado.
Diferentemente dos outros Tigres Asiáticos, a Coreia do Sul demonstrou resistência a instalações de empresas transnacionais em seu território. O desenvolvimento industrial do país baseou-se nos chaebols, que se caracteriza por redes de empresas com fortes laços familiares. Quatro grandes chaebols controlam a economia coreana e têm forte atuação no mercado internacional: Hyunday, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star.
Somente na década de 1980 começaram a entrar transnacionais na Coreia do Sul, entretanto estas são associadas a empresas coreanas.
Os Novos Tigres Asiáticos
Em consequência do grande desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos, houve uma expansão para os países vizinhos do sudeste, o que proporcionou um processo de industrialização na Indonésia, Vietnã, Malásia, Tailândia e Filipinas. Além dos investimentos dos quatro Tigres originais, os novos Tigres passaram a fazer parte das redes de negócios de empresas dos Estados Unidos, do Japão e de outros países desenvolvidos.
Nesses novos Tigres foram instaladas indústrias tradicionais, como têxteis, calçados, alimentos, brinquedos e produtos eletrônicos. Nesses países há mão de obra menos qualificada que a encontrada nos quatro Tigres originais, porém, muito mais barata. Milhares de pequenas empresas produzem mercadorias sob encomenda, criadas e planejadas em outros países do mundo.
Vídeo da nossa aula 👇
https://www.youtube.com/watch?v=C0i8qf3BIj0&feature=emb_logo
EXERCÍCIOS SOBRE TIGRES ASIÁTICOS VALENDO NOTA
EXERCÍCIOS DE GEOGRAFIA 9º ano
Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Tigres Asiáticos e veja a resolução comentada.Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
(UNITAU)
Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries), também conhecidos como "Tigres Asiáticos". São eles:
a) Coreia do Sul, Coreia do Norte, China e Taiwan (Formosa).
b) Hong Kong, Taiwan (Formosa), China e Coreia do Sul.
c) Taiwan (Formosa), Cambodja, Coreia e China.
d) China, Coreia, Hong Kong e Cingapura.
e) Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan (Formosa) e Cingapura.
Quais os primeiros países a receberem a nomenclatura Tigres Asiáticos?
Após o desenvolvimento industrial da Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan (Formosa) e Cingapura, outros países asiáticos receberam altos investimentos financeiros e consequentemente obtiveram um desenvolvimento econômico. Esses países ficaram conhecidos como os novos Tigres Asiáticos. Que nações são essas?
Por apresentarem quais características Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan (Formosa) e Cingapura receberam a denominação Tigres Asiáticos?
Quais fatores contribuíram para ascensão econômica dos Tigres Asiáticos?
(GV)
Os países conhecidos como Tigres Asiáticos, que se destacam por uma grande pujança econômica, caracterizam-se, basicamente, por:
a) exibirem elevados índices de produção de petróleo e aço.
b) serem altamente industrializados, porém muito dependentes de matérias-primas.
c) apresentarem economia baseada no setor primário com emprego de numerosa mão
de obra.
d) apresentarem elevada produção industrial destinada essencialmente ao mercado interno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário